Como melhorar a produtividade do centro automotivo?
Como em qualquer outra empresa, um centro automotivo precisa de organização e certos procedimentos para que os serviços e atendimento ao cliente funcionem da melhor maneira possível. Entretanto, nesse setor principalmente a falta de organização pode atrapalhar o cotidiano dos colaboradores e prejudicar suas funções.
Neste ambiente, a produtividade pode cair expressivamente caso os funcionários necessitem parar o trabalho para procurar alguma ferramenta em meio a objetos acumulados e sujeira. Até mesmo a parte administrativa pode ser corrompida caso haja desordem em papeis, pastas e objetos.
Para ajudar a enfrentar essas situações e melhorar a produtividade a Prolub separou algumas dicas:
Controle o tempo de realização dos serviços
Em centros automotivos a produtividade pode ser medida pelo controle do temo trabalhado. Pode ser necessário adotar um método para que se calcule o tempo em média que um funcionário leva para fazer determinado serviço em veículo. Isso mostrará ao proprietário como está o andamento do estabelecimento e apontará possíveis problemas que possam estar dificultando o trabalho.
Colaboradores treinados e capacitados
O treinamento e capacitação dos colaboradores são alguns pontos que podem ajudar a melhorar o serviço. Saber explorar o potencial específico de cada funcionário também pode trazer benefícios ao negócio, delegando os serviços àqueles que sabem realiza-lo da melhor forma.
Ambiente organizado
Questões ligadas ao dia a dia do local também acabam influenciando a produtividade. Por exemplo, um carrinho de ferramentas individual para cada funcionário, ter as peças mais usadas em estoque ou, se não for possível, ter um fornecedor próximo, aperfeiçoa o tempo de serviço. As ferramentas são os principais instrumentos de trabalhos em centros automotivos, ter os equipamentos certos para atender as demandas do negócio é muito importante para o bom desempenho no trabalho.
Constante aprendizado
Em se tratando de qualificação de funcionários, existem cursos EAD e presenciais voltados para o setor automotivo, o que facilita o aprimoramento da equipe.
Seguindo essas dicas é possível aperfeiçoar os serviços, conseguir melhor desempenho dos colaboradores e fidelizar clientes que ficarão satisfeitos com os serviços prestados.
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