Dia do Motorista: a importância da direção defensiva
O trânsito em grandes cidades está cada vez mais caótico e a cada dia vemos aumentar os números de acidentes, sejam eles por falta de atenção, inexperiência, alta velocidade, entre diversos outros fatores. A direção defensiva, por sua vez, tem como objetivo conscientizar motoristas, priorizar a boa conduta e evitar acidentes.
As principais causas de acidentes no trânsito mundial são: o condutor, responsável por 64% dos acidentes, problemas mecânicos (30%) e a infraestrutura das rodovias (6%). O fator principal ocorre devido à direção sob efeito de álcool ou substâncias entorpecentes, a imprudência, a alta velocidade, falta de conhecimento do local e desatenção nas estradas.
Dirigir de maneira defensiva é planejar suas ações no trânsito para evitar transtornos. Isso inclui planejar o percurso do início ao fim. É importante que o motorista esteja descansado, não tenha feito uso de álcool ou substâncias químicas e conheça o trajeto que será feito.
Para o Dia do Motorista, 25 de julho, estas são outras medidas que podem ajudar:
• Uso de cinto de segurança;
• Cuidado com pedestres;
• Atenção à sinalização;
• Manutenção periódica e preventiva do veículo;
Acidentes podem ser evitados desde que estas ações sejam colocadas em prática. O respeito é o principal passo para mudar o trânsito e torna-lo mais seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário