quinta-feira, 30 de junho de 2016

Período de férias aumenta procura por centros automotivos

Período de férias aumenta procura por centros automotivos
Confira as dicas para ajudar os proprietários em períodos movimentados


No mês de julho, com a chegada das férias escolares, muitas pessoas aproveitam para viajar. Com isso a demanda de serviços automotivos cresce consideravelmente nesta época, principalmente em se tratando de revisão veicular. O problema é que muitos proprietários de veículo deixam para procurar esses serviços às vésperas da viagem. O resultado são centros automotivos cheios e clientes impacientes.


O desafio para empresas do setor é manter qualidade do serviço nessas condições ano após ano. Ter profissionais ágeis em sua equipe é fundamental para prestar um bom atendimento. É importante que o proprietário do centro automotivo fique atento ao movimento e se antecipe para não ser pego de surpresa. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar no período de movimento:


Saber administrar: para ter um centro automotivo não basta apenas entender sobre carros. É necessário ter capacidade de conduzir tanto a parte técnica, quanto à administrativa. O proprietário tem que estar por dentro de tudo que acontece no negócio e também saber delegar as funções aos seus colaboradores;


Atendimento: é necessário ter a equipe treinada e ter gestão no atendimento que garanta fluidez e pleno atendimento da demanda. Uma forma de facilitar a administração é registrarem uma planilha o tempo de serviço dos reparos. Desta forma é possível ter uma visão sobre a capacidade de atendimento;


Estimular colaboradores: é importante que o proprietário saiba estimular a eficiência dos funcionários. Uma equipe motivada contribui para melhorar a produtividade. O profissional precisa estar envolvido e interessado em melhorar seu desempenho no trabalho;


Estimule ao cuidado com o carro: uma pesquisa da GIPA (órgão internacional especializado em pós-venda) constatou que, quanto mais velho é o carro, menores são os cuidados com a manutenção preventiva por parte de seus proprietários. Após analise o levantamento mostrou que 80% dos motoristas se preocupam com a manutenção nos dois primeiros anos de uso. A partir do terceiro ano o numero caí para 59% e, com o passar dos anos está porcentagem é reduzida gradativamente. A consequência disso é um aumento nos acidentes causados por falhas mecânicas. Para evitar esses problemas, o mecânico tem o papel fundamental de estimular seu cliente a manter o carro sempre em dia. A ideia a ser passada aos motoristas é que manutenção preventiva não é custo, é economia. 

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