Como qualificar os colaboradores dos centros automotivos?
Prolub traz dicas do Sebrae para elevar o atendimento
O colaborador é essencial para um centro automotivo. O conhecimento técnico sobre os modelos de carro, peças automotivas e mecânica são fundamentais para consolidar a empresa no mercado. Qualificar o corpo interno para o atendimento também eleva a qualidade do serviço. Segundo o Sebrae, a contratação de profissionais competentes e com boa experiência sustenta a eficiência de uma empresa de qualquer segmento, assim como mecânicas e auto centers.
Veja algumas características de cada função que são necessárias para o seu centro automotivo ser um sucesso:
- Proprietário: responsável pelas atividades administrativas, financeiras e prestação dos serviços. Deve ter conhecimento do negócio, processo produtivo e do mercado.
- Administrativo: realizado ou não pelo proprietário, deve conceder um apoio aos demais profissionais, vendedores se houver, controle de estoque e execução de tarefas administrativas.
- Vendedor / Consultor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas principais qualidades devem ser:
o Conhecer em profundidade os produtos oferecidos;
o Entender as necessidades dos clientes;
o Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
o Conhecer as tendências do mercado;
o Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
o Transmitir confiabilidade e carisma;
o Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
o Zelar pelo bom atendimento após a compra ou realização do serviço.
De acordo com o Sebrae, a qualificação de profissionais traz inúmeros benefícios. "Aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal", enumera o Portal do Empreendedor do Sebrae. Além do aspecto técnico, a capacitação dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os serviços do centro automotivo;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do mercado.
Precisa de mais dicas? Entre em contato pelo e-mail: vendas@prolub.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário